artesanato, Inspirações

Miçangas Tchecas no Artesanato Indígena

Saiba porque os índios fazem seus artesanatos com miçangas tchecas Preciosa Ornela, também conhecida como miçanga Jablonex.

índio com pulseiras feitas com miçangas Preciosa Ornela

As miçangas tchecas começaram a ser fabricadas no século XVIII na República Tcheca, região tradicional na manufatura de contas de vidro. As miçangas de cristal, como também são conhecidas, foram introduzidas na cultura indígena durante a colonização.

Miçangas tchecas usadas no artesanato indígena

Por que os índios só utilizam miçangas tchecas?

Os índios prezam pelo excelente acabamento do seu artesanato que possui uma infinidade de desenhos e combinações de cores que realçam a beleza de suas peças e as miçangas tchecas são as únicas no mundo que apresentam a regularidade de tamanhos mesmo quando são muito pequeninas que são as preferidas pelos índios que costumam comprar miçangas nos tamanhos 9/0 12/0 e 15/0.

Artesanato Indígena feito com miçangas Jablonex

Estas pequeninas e perfeitas miçanguinhas Jablonex, ganharam o mundo e hoje estão presentes não só no artesanato indígena, como em diversas outras criações como bordados em roupas, sapatos, bijuterias, customização de fantasias, fabricação de souvenires entre outras milhares de possibilidades de aplicações presentes na cultura brasileira e mundial.

Confira a seleção de miçangas tchecas disponíveis no site da LDI Cristais, distribuidor oficial Preciosa Ornela, antiga Jablonex como até hoje é conhecida em todo o Brasil.

LDI Cristais e Pedrarias é o melhor lugar para comprar pedrarias na 25 de Março: Rua Comendador Abdo Schahin, 166 – Centro – São Paulo – SP